Treinamento de Compliance: você sabe qual a importância?

Treinamento de Compliance: você sabe qual a importância?

Você sabia que deve treinar seus funcionários para questões muito além da simples função que eles exercem dentro da empresa? Há uma frase que diz que o óbvio precisa ser dito. E de fato, essa frase é verdadeira. Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre a importância do treinamento de compliance. 

Leia também: 10 dicas para você entender o que é compliance empresarial

A importância dos treinamentos de compliance 

O gestor da empresa muitas vezes deixa de falar e ensinar certos aspectos para seus colaboradores acreditando que se trate de algo óbvio e que teoricamente eles já saibam.  

Entretanto, apesar de parecer óbvio, cabe ao gestor orientar seus colaboradores e provar que os orientou, principalmente em aspectos sensíveis, como por exemplo, proibição de comportamentos discriminatórios. Uma das bases de um programa sólido de compliance são a comunicação e a conduta dos funcionários da empresa. 

Treinar os colaboradores é uma etapa fundamental. Falar diretamente os ajuda a entender melhor quais são os valores da empresa e qual comportamento é esperado. 

Temas importantes para serem abordados no treinamento de compliance

São vários temas importantes que podem e devem ser tratados nos treinamentos da empresa.  Alguns deles são os temas relativos a políticas anticorrupção que são fundamentais, por exemplo, se sua empresa participa de licitações. A empresa deve deixar claro a todos os seus colaboradores que não aceita condutas ilícitas, etc. Além deles, há treinamentos sobre Código de Conduta da empresa, políticas específicas sobre assédio moral e sexual, valores da empresa, etc. 

Recomenda-se a elaboração de um planejamento com um cronograma, de modo que esses temas sejam levados aos colaboradores de forma leve e gradual. 

A temática do treinamento deve considerar reduzir os riscos de violação do programa de compliance deixando claro qual o papel de cada um nesse projeto. Isso garante uma cultura organizacional positiva e assegura que a reputação da empresa seja preservada. 

treinamento de compliance

Como deve ser um treinamento de compliance

Os treinamentos devem ser preparados de acordo com o público, não se tratando apenas de uma aula, mas sim de uma imersão que provoque a transformação do colaborador de forma que ele entenda, de fato, o que está sendo passado. 

Portanto, os treinamentos devem ser dinâmicos para captar a atenção do público alvo. Casos práticos auxiliam – e muito – que seus colaboradores entendam e consigam visualizar determinado risco em seu dia a dia. 

Os treinamentos podem ser online ou presenciais, o que importa é que todos compreendam a mensagem a ser transmitida. 

Algumas empresas costumam, inclusive, aplicar testes para verificar o grau de compreensão dos participantes acerca dos temas de treinamento É claro que eles não servem para dar nota para os participantes, mas sim, para avaliar a efetividade do próprio treinamento. 

Se a maioria se sair bem, é sinal de que o treinamento teve o impacto esperado, caso contrário, é bom avaliar a forma como foi feito e pensar em melhorias para uma próxima oportunidade. 

Monitorar os resultados é a única forma de garantir o sucesso dessas ações. 

Não esqueça de documentar! 

Treinar é importante, mas documentar também é fundamental

Para o compliance o que não está documentado, não existe. Se você fez o treinamento e não documentou, na verdade, você não o fez. 

É preciso registrar a presença dos participantes em uma lista assinada por eles contendo o dia, hora, local, e assuntos abordados no treinamento. Isso serve para que a empresa consiga provar que caso um dos seus colaboradores adote uma postura diferente da ensinada, não foi por culpa da empresa, mas sim de um caso isolado de desvio.

Essa prova pode ser importante para a defesa da empresa tanto em processos administrativos quanto judiciais

Para garantir o sucesso do programa de compliance empresarial, é de extrema importância que os funcionários estejam engajados e motivados, mas principalmente que tenham conhecimento e domínio sobre aquilo que é esperado pela empresa

É importante considerar realizar treinamento de compliance entre os colaboradores da sua empresa para garantir que todos estejam em conformidade com as normas, regulamentos e políticas corporativas. 

Mesmo que a grande maioria compreenda quais condutas são esperadas e quais são desaprovadas pela empresa, nem todos os funcionários tem o mesmo entendimento, até mesmo por questões culturais e sociais com as quais foram acostumados. 

Os treinamentos de compliance servem exatamente para padronizar e promover um ambiente de trabalho produtivo mas acima de tudo, ético.

Caso tenha interesse em saber mais, deixe seu contato no nosso Whatsapp para que possamos retornar.

Compliance em licitações: qual a relevância para o negócio 10 dicas para você entender o que é compliance empresarial