Rua Otávio Tarquino, nº 59 – salas 202/204 Centro – Nova Iguaçu/RJ
Seg - Sex : 09:00 - 17:00

Como elaborar um código de conduta empresarial

Como elaborar um código de conduta empresarial

Todos nós a todo momento estamos envoltos em questões éticas/morais que devem ser respondidas. As respostas para essas perguntas, em regra, são subjetivas e dependem muito de toda a vivência do indivíduo. O mesmo ocorre dentro dos ambientes corporativos. Por isso é importante saber como elaborar um código de conduta empresarial e porque aplicá-lo. 

As empresas, enfrentam diariamente questões éticas para serem resolvidas que não tem uma resposta única, e isso pode trazer riscos para o negócio

Será que a empresa pode receber presentes de fornecedores? Pode haver contratação de parentes para trabalhar no mesmo departamento? É permitido contratar a empresa do parente do funcionário responsável pelas compras? O e-mail corporativo da empresa pode ser utilizado para finalidades particulares? Pode haver atividade política dentro da empresa? Como deve ser o comportamento nas redes sociais

São muitos questionamentos a serem respondidos e por isso é essencial saber qual direcionamento dar para cada situação. 

O que é o Código de Conduta? 

O Código de Conduta é o documento fundamental para direcionar um padrão ético dentro da empresa a fim de que sejam eliminadas as dúvidas desta natureza. 

Dessa forma, é esse código que vai trazer orientações sobre a expectativa da empresa em relação ao comportamento dos seus empregados, subcontratados e representantes, dentro e fora das suas dependências. 

Dificilmente você encontrará uma grande empresa que não possua um Código de Conduta, porém, infelizmente, ainda é difícil encontrar empresas de menor porte que pensam como grandes negócios e criam sua cultura desde o início da jornada empreendedora. 

Qual a importância de saber elaborar um Código de Conduta? 

Esse documento tem importância fundamental na comunicação da empresa com seus colaboradores e terceiros. Sendo assim, pode ser considerado o botão inicial para criação de uma cultura corporativa. 

A Controladoria Geral da União em suas diretrizes de programa de integridade para empresas privadas define que o Código de Ética ou Conduta:

“é uma importante ferramenta de comunicação da empresa com seus funcionários e com a sociedade, por meio da qual ela pode explicitar seus valores e os seus comportamentos esperados ou proibidos”. 

Igualmente, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em seu Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa dispõe que:

“a criação e o cumprimento de um código de conduta elevam o nível de confiança interno e externo na organização e, como resultado, o valor de dois de seus ativos mais importantes: sua reputação e imagem”. 

Como elaborar um Código de Conduta empresarial eficaz? 

O Código deve ser escrito de maneira clara. Com isso, será possível que os diversos públicos da empresa possam compreendê-lo. 

Ele deve ser de fácil acesso. Todos devem poder consultá-lo rapidamente para que possa servir como uma bússola para apoiar decisões e mantê-las éticas. 

É recomendável, ainda, que ele seja periodicamente monitorado para verificação acerca da necessidade de atualização.

O que ele deve conter? 

Não há um padrão para ser seguido. O Código de Conduta é específico de cada organização e, por isso, deve refletir suas especificidades. Entretanto, podemos dizer que algumas informações podem ser comumente encontradas nos Códigos de Conduta das grandes empresas pelo mundo e podem servir de exemplo de como elaborar um código de conduta empresarial.

Entre elas, podemos listar: 

  1.  princípios e valores adotados pela empresa que sejam relativos a questões éticas e de integridade; 
  2. políticas para empresa prevenir atos ilícitos, em especial, as que regulam o relacionamento da empresa com o setor público; 
  3.  previsão expressa de vedações de práticas criminosas; 
  4. esclarecimento sobre existência de canal de denúncia e, em caso de existência, o estabelecimento de proibição de retaliação a denunciantes; 
  5. previsão de medidas disciplinares para casos de transgressão às normas e políticas da empresa. 

E depois? 

Depois de ter certeza de como elaborar um código de conduta empresarial, a criação de um documento pode servir como um start para que pequenas e médias empresas iniciem uma caminhada de governança corporativa e compliance

Para aprofundar e tornar sólida a cultura da sua empresa serão necessárias a criação de políticas detalhadas e treinamentos. Sendo assim, com o passar do tempo tempo todos já poderão internalizar a ética da empresa em suas condutas de forma automática. 

Quando empresários e gestores sabem ao certo como elaborar um código de conduta empresarial, muitos aspectos da empresa são facilitados. Desse modo há melhora na produtividade, redução de custos, aumento da qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa. Além disso, há reforço de valores como  honestidade, justiça, cooperação e prudência, essenciais para um bom desempenho do negócio. 

politica de home office

Gestão de risco empresarial: qual a importância para os negócios Política de home office: porque ter uma em sua empresa