Rua Otávio Tarquino, nº 59 – salas 202/204 Centro – Nova Iguaçu/RJ
Seg - Sex : 09:00 - 17:00

Compliance para empresas: principais benefícios para o seu negócio

Compliance para empresas: principais benefícios para o seu negócio

Cada vez mais o termo Compliance tem sido mencionado. Isso demonstra que as empresas estão preocupadas em modificar sua postura e se adequar às exigências de sua área de atuação.

Além disso, a utilização da internet, mais especificamente as redes sociais, ao mesmo tempo em que colabora para a divulgação de uma empresa, deixa as marcas mais expostas ao julgamento do público e dos órgãos reguladores. 

Juntamente a isso, os consumidores passaram a ter um senso mais crítico quanto à reputação das empresas. É bem mais fácil, com o acesso a internet, saber informações sobre a conduta ética de uma empresa e respeito às suas obrigações legais.

Mas afinal, o que é Compliance?

O termo compliance, no mundo corporativo, é utilizado para definir empresas que estão em conformidade com as leis e normas vigentes, de acordo com a região em que atuam.

O que acontece é que muitas pessoas associam o termo Compliance, com casos de corrupção. Isso ocorre por conta dos inúmeros casos noticiados de empresas envolvidas em escândalos de corrupção, em troca de benefícios em negócios feitos com órgãos públicos. Mas, apesar do termo estar também relacionado a isso, vai muito além de ser apenas destinado ao combate da corrupção.

Dentro das obrigações de uma empresa, há responsabilidades trabalhistas, tributárias, regulatórias e éticas. Ou seja, são muitos fatores envolvidos para que uma empresa esteja realmente enquadrada dentro das exigências legais. Além dessas questões, existe também uma série de exigências internas de cada empresa, a serem cumpridas.

Por conta disso, é necessário que as empresas assumam uma postura mais firme, com intuito de evitar situações que envolvam atividades ilícitas que podem acabar manchando a imagem da empresa.

Benefícios do Compliance para empresas

Outro erro comum é achar que compliance para empresas é destinado apenas para grandes negócios. O que poucos sabem é que empresas de qualquer tamanho se beneficiam de um programa de compliance.

Isso é real e palpável, por isso falaremos dos três principais benefícios do compliance para as empresas: 

1. Previne os riscos 

Uma das primeiras etapas de um programa de compliance é a análise de riscos da empresa. Muitas vezes as empresas falham apenas por desconhecerem os riscos que correm. Ou ainda, por desconhecerem a relevância desses riscos e o impacto que podem gerar para a empresa.

Todo negócio possui um risco e a avaliação de risco vai permitir que sua empresa se concentre naqueles que são mais relevantes e que tenham maior probabilidade de ocorrerem. Caso cheguem a acontecer, os riscos mais relevantes tem o potencial de causar um enorme impacto financeiro para o negócio.

Vamos exemplificar para que você entenda melhor: Quando você tem um carro, dependendo do local em que você more, pode ser que o risco e a probabilidade dele ser roubado sejam muito grandes.  Mas você não estará sujeito somente a esse risco, você também poderá se envolver em um acidente e estragar o seu carro. Em regra, esse risco tem menor probabilidade de ocorrer e dependendo da gravidade, representa um menor impacto em suas finanças.

Se você precisar escolher se proteger de apenas uma das situações, você vai atacar o seu risco mais relevante, que no caso, é o roubo do veículo. E para isso, vai fazer um seguro contra roubo, deixando de fora o seguro previsto em caso de acidente. Assim, você faz uma escolha racional e certa dos riscos a serem evitados.

Dentro do mundo corporativo, a lógica deveria ser a mesma. Mas, por incrível que pareça, algumas empresas fazem a escolha errada e investem uma alta quantia em dinheiro para mitigar riscos que sequer são relevantes para o negócio. Em contrapartida, os riscos mais relevantes acabam ficando fora de uma devida proteção.  Por isso é importante que as empresas conheçam seu negócio de forma aprofundada

2. Melhora a reputação da empresa

Quando uma empresa contrata um funcionário, não está em busca apenas daquele que vai fazer o seu trabalho da melhor forma, mas aquele que o fará  também de forma ética, sem desrespeitar colaboradores e clientes. Do outro lado, os clientes tendem a escolher as empresas cada vez mais baseados pela sua reputação.

Assim, quando os funcionários não estão em conformidade com as exigências internas da corporação, acabam tendo atitudes que podem prejudicar a reputação da empresa. Esse dano é incalculável e é necessário um grande investimento para um devido gerenciamento de crise, que possa modificar o cenário.

Nós já citamos um caso em outro artigo (leia aqui), da empresa que teve seu nome envolvido em um grande escândalo de cunho ético. Um funcionário de uma grande rede de supermercados matou um cachorro que estava no estacionamento do local, ao atingi-lo com uma barra de metal. Um horror, não é mesmo? Mas isso poderia ter sido evitado através de um programa de compliance para empresas.

Se todos os funcionários estiverem cientes da conduta ética da empresa, por exemplo, é bem provável que atrocidades como essa, sejam evitadas. Isso reduz a chance de que a atitude de um único funcionário manche toda a imagem da empresa, construída em uma longa jornada de planejamento e investimentos.

3. Reduz custos

O programa de compliance para empresas tem o objetivo de prevenir os riscos. Quando bem pensado, e devidamente aplicado, evita que a empresa incorra em falhas que gerem gastos desnecessário.

Nossa cultura está um pouco atrelada à máxima de “deixar acontecer para ver no que vai dar”. Porém, principalmente em casos de empresas, isso pode se tornar uma grande dor de cabeça com gastos exorbitantes, para que se possa resgatar a confiança dos clientes e modificar a forma como a empresa é vista pela sociedade.

Compliance para empresas

Além do gasto com um provável gerenciamento de crise, quando a situação foge ao controle, podemos citar também os danos financeiros causados por multas, processos judiciais, indenizações e tantos outros que podem estar relacionados à falta de um programa de compliance nas empresas.  

Invista em um programa de compliance

É claro que aplicar um programa de compliance para empresas, exige investimento. Algumas empresas tendem a achar que não é um investimento necessário, mas quando se deparam com uma situação negativa que poderia ter sido evitado através do compliance, percebem que o investimento é bem menor do que o custo para reparar os danos causados pela falta dele.

Então, se você quer evitar que sua empresa tenha gastos desnecessários, e possivelmente previstos diante dos riscos do seu negócio, não deixe de se informar mais a respeito do programa de Compliance para empresas. Nós citamos apenas alguns benefícios do programa de compliance para empresas, mas eles vão muito além dos citados acima.

Entre em contato com um de nossos profissionais pelo Whatsapp e saiba o que mais o programa de compliance pode fazer pelo seu negócio.

Lei Geral de Proteção de Dados: como o aplicar através de um programa de compliance digital Assédio Sexual no Trabalho: a situação no Brasil